twitterfacebookemail

Anúncios Dj alma

>

NEWS DJ ALMA

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Final Destination 5

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Final Destination 5
O Último Destino 5 (PT)
Premonição 5 (BR)
Pôster promocional
Estados Unidos
2011cor92 min
Produção
Direção Steven Quale
Produção Craig Perry
Roteiro Eric Heisserer
Jeffrey Reddick
Gary Dauberman
Elenco original Emma Bell
Nicholas D'Agosto
Miles Fisher
Jacqueline MacInnes Wood
Arlen Escarpeta
Tony Todd
Gênero terror/suspense
Idioma original inglês
Música David Husby
Cinematografia Brian Pearson
Estúdio New Line Cinema
Distribuição Warner Bros. Pictures
Lançamento Estados Unidos12 de agosto de 2011
Portugal1 de setembro de 2011
Brasil23 de setembro de 2011
Orçamento US$ 40.000.000[1][2]
Receita US$157,887,643 [3]
Cronologia
Último
Último
The Final Destination

Página oficial
IMDb: (inglês) (português)
Projeto CinemaPortal Cinema

Final Destination 5 (Premonição 5 (título no Brasil) ou O Último Destino 5 (título em Portugal)) é o quinto filme da série Final Destination, em que jovens escapam de acidentes por causa de uma premonição, mas que precisam enganar a morte para sobreviver. Desta vez o acidente inicial acontecerá em uma ponte suspensa. O elenco é comandado por Emma Bell (Pânico na neve) e Nicholas D'Agosto (Pelas garotas e pela glória). Além do retorno do famoso ator Tony Todd.

Índice

Argumento

Info Aviso: Este artigo ou seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).


Sam Lawton (Nicholas D'Agosto) está em um retiro da Presage Paper em um ônibus ao lado do melhor amigo Peter (Miles Fischer), sua namorada Molly (Emma Bell), seu chefe Dennis (David Koechner), e seus companheiros de trabalho Olivia, Isaac, Nathan e Candice. Passando por uma ponte pênsil, ela começa a desmoronar, Candice cai da ponte, sendo empalada por um veleiro. Isaac permaneceu no ônibus e morre afogado caindo junto com o ônibus. Olivia, então perde seus óculos. Sam ajuda Molly a passar pela viga, e sem sucesso, Olivia tenta atravessar, mas cai e é esmagada por um carro. Nathan rapidamente tenta correr, mas um cabo que sustenta a ponte se solta e acerta-o. Dennis é carbonizado por petróleo e cai. Segurando-se na viga, Peter acaba empalado por vários ferros e cai da ponte. Sam, depois é cortado ao meio por uma placa...

Mas Sam vê que era uma espécie de "sonho", mas sai junto com Peter, Molly e Candice. Dennis, Isaac, Natahn e Olivia saem quando ela começa a desmoronar. Durante o treinamento, Peter testemunha Candice quebrar sua espinha e morrer. Na manhã seguinte, Isaac rouba um vale em um spa, e durante a prática de acupultura, cai e é perfurado pelas agulhas, mas sobrevive, causando um incêndio no lugar, e também sobrevive, mas uma estátua do Buda cai e esmaga sua cabeça. Sam encontra o doutor Bludworth, que explica um plano da Morte. Em uma cirurgia ocular, ao sai errado e Olivia queima sua retina e mãos. Sam e Molly chegam tarde demais: Olivia cai em cima de um carro e morre. Sam descobre que Nathan era o próximo, mas empurra Roy Carlson em seu lugar e é empalado por um gancho, e Dannis morre decapitado por uma chave de fenda.

Peter fica maluco por viver mais que os outros, e mata o agente Jim Block (Courtney B. Vance) a tiros e tenta matar Molly esfaquiada, mas Sam aparece com um espeto e o empala. Meses depois, eles aparecem em um avião para Paris, quando eles testemunham Alex (Devon Sawa) e outros alunos sendo retirados do avião, resumindo: era o vôo 180 do primeiro filme. Então quando a parede explode, Molly cai do avião e é partida em pedaços pela asa do avião. Ele explode e Sam morre. Enquanto isso, Nathan acaba por morrer esmagado pela roda do avião, que caiu no bar que ele estava.

Info Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo (spoilers).

Elenco

Ator Papel
Nicholas D'Agosto Sam Lawton
Emma Bell Molly Harper
Miles Fisher Peter Friedkin
Jacqueline MacInnes Wood Olivia Castle
Tony Todd William Bludworth
Arlen Escarpeta Nathan Sears
Courtney B. Vance Jim Block
P.J. Byrne Isaac Palmer
Ellen Wroe Candice Hooper
David Koechner Dennis Lapman
Forbes Angus Sr. Larry Murnau

Dubladores

A Premonição de Sam

A premonição de Sam pode ser considerada como a mais longa nos 5 filmes, e também a mais complexa em relação às mortes. Depois de entrar no ônibus, em que nas escadas estava escrito "Watch your step" (Cuidado onde pisa), Sam nota que um estranho ambiente ronda a sua volta, e na ponte, quando entra. O ônibus faz uma travagem brusca e Sam corta o dedo no assento. Ao mesmo tempo, a televisão do ônibus tem interferências e a rádio muda de estação. E então, a ponte começa a desmoronar-se rapidamente.

Candice parte para o lado não-seguro da ponte e cai no rio, sendo empalada por uma vela de barca que estava a passar. Issac, que ficou no banheiro do ônibus, despenca com este para o rio e afunda com ele. Enquanto isso, Sam ajuda Molly a passar por uma viga, onde a ponte já estava caída. Molly consegue passar, ficando na parte segura da ponte. Olivia perde os seus óculos e não consegue ver bem, e Sam vai ajudá-la e passar também na viga. Mas Olivia cai e mergulha no rio (salva-se), mas um carro cai no rio e esmaga-a. Dennis, o chefe, segura-se na ponte para não cair, mas o pote de asfalto cai e queima-o, caindo na ponte. Nathan foge dos suspensórios da ponte que se soltam rapidamente, porém, um rapidamente esmaga-o.

Peter e Sam têm que saltar para a viga, que fica cada vez mais longe com a ponte a cair. Os dois conseguem saltar para lá, mas um carro, que tem ferros e uma placa, deixa cair os materiais. Os ferros empalam o rosto e o tronco de Peter, que cai e parte violentamente a cabeça numa das estraturas da ponte. Já Sam é partido pela placa e Molly é salva.

Produção

Filmagens

Final Destination 5 voltou a ser filmado em Vancouver, no Canadá, onde os três primeiros filmes foram gravados. As filmagens duraram de setembro a dezembro de 2010.[4][5] Em entrevista à revista Shave, Nicholas D'Agosto revelou que as câmeras usadas na produção do filme foram as de tecnologia 3D mais recentes.[6]

Os produtores do filme disseram que Final Destination 5 deve ser mais sobrio e de suspense, como o primeiro filme da série. Disseram que o filme sai do cômico de The Final Destination para voltar à essência do filme original.[7]

Crítica

Após ser avaliado varias vezes,o filme recebeu críticas positivas no Rotten Tomatoes,com um índice de aprovação de 60%, críticos opnaram como o melhor da série,e como bem estruturado e uma boa escolha de elenco[8].No Metacritic avaliaram o filme com crìticas mistas com um indíce de 51/100,o público avaliou o filme com um desempenho bom de 5,7/10[9]

Os efeitos visuais foram bastante elogiados,no Rotten Tomatoes foi citado,"a destruição da ponte é exagerada a ponto de ser épica",o uso do 3-D nos créditos iniciais foi levado em conta como um complemento essencial para os efeitos visuais ficarem ainda mais impressionantes do que nunca,as mortes foram elogiadas como sendo de suspense, criativa e chocante,O colapso da ponte de abertura já recebeu elogios da crítica considerável, com muitos afirmando-a como sendo a par com a acumular sequência de Final Destination 2 . Tem sido dito ser "uma das melhores sequências simples de qualquer filme de todo o ano" por revista Box office.

Bilheteria

Premonição 5 ficou em terceiro lugar nas bilheterias do primeiro fim de semana com 18,4 milhões dólares por trás Rise of the Planet of the Apes (27,5 milhões dólares), que detém o primeiro lugar por duas semanas, e A Ajuda (25.500 mil dólares).Foi também o terceiro maior filme da série com maior bilheteria de abertura até à data anterior 2009 de The Final Destination ($ 27,4 milhões) e 2006 do Final Destination 3 ($ 19,1 milhões).

Sinais

Havia sinais que Sam notou que havia algo errado:

  1. Aviso: Sam vê no degrau da escada um aviso "Cuidado onde pisa".
  2. Placa: Uma placa no caminho dizia "Perigo, Construção" com uma foto da ponte partida. Era uma pista de que a ponte desabaria.
  3. Vídeo: O número 180 aparece rapidamente no começo do vídeo.
  4. Dedo: Sam corta seu dedo no assento antes do desabamento. Depois da visão, acontece a mesma coisa.
  5. Televisão: A televisão sofre interferência. Depois da visão, acontece a mesma interferência.
  6. Número do ônibus: O número do ônibus é 1282. 1+2+8+2=13, um número do azar.
  7. Rádio: A música Dust in the Wind é tocada no rádio.
  8. Referências aos filmes anteriores: Há várias referências aos outros filmes: Sam vê um caminhão da marca Tagert, nome do cinema do quarto filme que explodiu, e o mesmo caminhão estava carregando troncos, referência ao segundo filme. Depois, um retrato tirado na montanha-russa do terceiro filme. No velório de Roy tem uma foto dele com o Caror número 6 que causa o acidente no autódromo. No final, Peter morre no LeCafe Miro81 e Sam e Molly morrem no vôo 180, referências ao primeiro filme.
  9. Música: No vôo 180, Sam escuta novamente a música Dust in the Wind.
  10. Dedo: No vôo 180, Sam corta novamente seu dedo no assento.
  11. Personagens do primeiro filme: Alex, Sr. Larry Murnau, Carter, Billy, Terry e a Sra. Lewton são vistos por Sam.

Mortes

Info Aviso: Este artigo ou seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).

Fora da lista da morte

Info Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo (spoilers).

Curiosidades [10]

Info Aviso: Este artigo ou seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).
  • Se Molly não morreu na premonição, como podia estar na lista de morte? Quando Peter estava para matá-la esfaquiada ele foi morto por Sam. Quando Peter tenta matar Molly, Sam interrompe ele, fazendo com que Molly ficasse na lista para morrer. Peter é como um "objeto" usado pela morte.
  • Esse é o segundo filme da série em 3D.
  • Se o acidente inicial não fosse numa ponte, seria num parque aquático.
  • Este é o terceiro filme da série com um homem tendo as premonições.
  • Tony Todd estrelou os dois primeiros filmes e forneceu uma narração na terceira. Ele não apareceu no quarto filme, mas voltou para estrelar neste.
  • Todos os filmes da série foram lançados com três anos de intervalo. Este filme fecha esse círculo e foi lançado dois anos após a versão anterior.
  • Todas as mortes fazem alusão a mortes de outros filme, como a de Isaac Palmer, que se parece com a de Lewis Romero, que morreu com pesos de musculação que caíram em sua cabeça (em Premonição 3) e a de Olivia que faz alusão às mortes de Evan do 2º filme e de Samantha do 4º (embora Olívia não tenha morrido exatamente por causa do laser, mas por escorregar no olho do ursinho).
  • Podemos concluir que a cidade em que o filme se passa é MT. Abraham, em NY, a mesma do primeiro filme.
  • Assim como os outros filmes, os personagens tem o mesmo sobrenome de alguns mestres do terror, como Friedkin, Castle, Hooper, Lawton, Harper, Lappman.
  • A música "Dust in the Wind" é ouvida sempre que algo ruim vai acontecer.
  • Antes de todas as mortes e em várias cenas do filme, as luzes do local falham rapidamente.
  • Le Miro 81 aparece em Premonição 1 e 5, e Sam diz que iria trabalhar na filial em Paris (por isso embarcou no voo 180), e essa filial possuia a placa de neon que matou Carter no primeiro filme.
  • O celular de Isaac (assim como, obviamente, os dos outros personagens) foi lançado antes de 1999
  • O número do ônibus é 1282 . 1+2+8+2= 13.
  • Sam assiste um video no ônibus, que começa com 180.
  • O video menciona a palavra Tagert. Tagert é o nome do cinema que explodiria numa premonição de Nick O'Bannon, dez anos depois.
  • Sam se corta na North Bay Bridge, assim como no vôo 180.
  • No memorial, Dennis menciona o nome de Isaac Palmer como morto, e Nathan diz a frase "Eu vejo gente morta", como referência ao filme "O Sexto Sentido" de 1999. "Premonição 5" se passa em março/abril de 1999, e "O Sexto Sentido" foi lançado em agosto de 1999.
  • Durante a conversa com Peter, Peter diz repetidamente que este é seu último treino antes de ir para o regional.
  • Candice diz que seu treinador vai matá-la se ela perder a prática.
  • Candice sente um calafrio um pouco antes de sua morte.
  • Na morte da visão e na morte real, a espinha de Candice é quebrada.
  • A posição dos corpos de Ian e Candice, após suas mortes, são parecidas.
  • Cronológicamente, Candice é a primeira a morrer na série.
  • Quando Isaac está olhando nas gavetas do empregado falecido, ele encontra uma caixa cheia de tachinhas e se machuca em uma, um sinal de sua morte.
  • O SPA em que Isaac morre se chama Ming Yun Spa. Ming é um nome que deram a Wendy no começo bônus de Premonição 3 e Ming significa algo como "destino".
  • Quando Isaac entra na sala do SPA, ele vê a estátua de Buda que futuramente o mataria e faz uma piada, dizendo que ele (Buda) tem que maneirar nos bolinhos de arroz.
  • Na visão, o rosto de Isaac é espremido contra o vidro do ônibus, e na morte real, ele morreu com o rosto digamos que "espremido".
  • Olívia derruba uma foto de si mesma, e o vidro racha bem em cima do seu olho direito. Esse é um dos sinais mais óbvios do filme.
  • As palavras na sua foto dizem "A montanha-russa mais assustadora", fazendo referencia a montanha russa do filme 3.
  • O doutor pergunta porquê ela decidiu "dar um salto" naquele dia.
  • Quando o laser está a queimando, os ursos de pelúcia parecem estar olhando pra ela, assim como os brinquedos de banho de Tod, quando ele está sendo estrangulado na banheira (primeiro filme).
  • Na visão e mais tarde, as últimas palavras de Olivia são "HEELP MEE"!
  • Olivia foi atropelada por um carro que cai sobre ela na visão, mas na morte real ela irônicamente caiu sobre um carro.
  • Numa das fotos de Roy, vemos um carro similar ao que causou o acidente de Premonição 4.
  • Durante a briga de Nathan com Roy, claramente podemos ouvir Dust in The Wind tocando no fundo.
  • Roy deveria morrer de sua aneurisma no dia 13 de maio de 1999, o dia da explosão do Voo 180.
  • A chave que matou Dennis passou muito perto da cabeça de Nathan, indicando que ele estava a salvo mesmo.
  • Depois que Dennis morre, seu sangue espirra no rosto de Nathan. Uma das marcas nos dá a impressão de um "9", indicando que ele seria o nono a morrer.
  • A morte de Peter e Olivia sao similares a morte da visão.
  • Não se sabe porquê a data do bilhete de avião de Sam está no dia 13 de maio de 2000, sendo que Premonição 1 se passa em 1999.
  • O ticket de Sam diz: "Assento:23", se referindo a Rota 23, do segundo filme.
  • No vôo 180, Molly morre da mesma maneira que Sam morreria na ponte.
  • Sam morre do mesmo jeito que Alex morreria no avião.
  • No ticket de sam aparecia o numero 13.

Trilha Sonora

A trilha sonora de Final Destination 5 foi lançada oficialmente no dia 16 de agosto de 2011, quatro dias após o lançamento do filme. A trilha sonora contém dezenove faixas compostas por Brian Tyler, o mesmo músico de The Final Destination. O álbum contém 19 sugestões composta por Brian Tyler, omitindo canções lançado comercialmente que foram destaque no filme.

Final destination 5 Original Motion Picture Soundtrack
Capa do disco
Trilha sonora por Brian Tyler
Lançamento 16 de agosto de 2011
Duração 68:58
Idioma inglês
Formato CD
Gravadora(s) JVC/Sony Music Entertainment
  1. Main Title (03:47)
  2. Bridge Fates (6:31s)
  3. Repercussions (04:06)
  4. Kill or Be Killed (4:30)
  5. Cheating Death (2:13)
  6. Bludworth (02:43)
  7. Death's Work (10:12)
  8. Olivia (1:35)
  9. Eye Can't See No Good (4:16)
  10. The Gift Certificate (02:50)
  11. Meet the Gang (1:10)
  12. Hook in Mouth (02:09)
  13. Isaac's Got a Point (02:08)
  14. Recognition (0:59)
  15. Mystery (2:47)
  16. Bend Over Backwards (4:38)
  17. The Order of Death (7:20)
  18. Plans Within Plans (3:45)
  19. Infinite Finale (1:31)

As seguintes músicas são usadas no filme, mas não foram incluidas na trilha sonora:

  1. I Will Buy You a New Life de Everclear
  2. Dust in the Wind de Kansas
  3. If You Want Blood de AC/DC

Ver também

Referências

  1. Movie Projector: 'Apes' likely to swing higher than 'The Help' (em inglês). Los Angeles Times (11 de agosto de 2011). Página visitada em 15 de agosto de 2011.
  2. MCCLINTOCK, Pamela (11 de agosto de 2011). Box Office Preview: Four New Films Battle 'Apes' (em inglês). The Hollywood Reporter. Página visitada em 15 de agosto de 2011.
  3. Detalhes do filme Final Destination 5 (em inglês). Box Office Mojo. Página visitada em 23 de setembro de 2011.
  4. Locações do filme Final Destination 5. IMDb. Página visitada em 22 de agosto de 2011.
  5. Los Angeles Production Listings 2010 (em inglês). Backstage (13 de setembro de 20110). Página visitada em 22 de agosto de 2011.
  6. Interview: Nicholas D'Agosto (em inglês). Shave Magazine. Página visitada em 22 de agosto de 2011.
  7. ROTTEN, Ryan (21 de março de 2010). Producer's Update on Final Destination 5... (em inglês). ShockTillYouDrop.com. Página visitada em 22 de agosto de 2011.
  8. http://www.rottentomatoes.com/m/final_destination_5/
  9. Final Destination 5 no Metacritic (em inglês). Metacritic. Página visitada em 16 de setembro de 2011.
  10. Premonição 5 (2011) - Curiosidades.

Ligações externas


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário