twitterfacebookemail

Anúncios Dj alma

>

NEWS DJ ALMA

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Os Smurfs, todos os homenzinhos azuis e seus aliados e inimigos

Les Schtroumpfs (título original em francês; no Brasil, smurfs, e também "strunfs" no início das publicações; em Portugal: Os Estrumpfes[1]) são personagens criados pelo ilustrador belga Peyo (Pierre Culliford). Apareceram pela primeira vez em 1958, na história de Johan et Pirlouit, "A Flauta de 6 estrumpfes" (publicada no comic belga Spirou). São pequenas criaturas azuis, semelhantes a duendes, que vivem em casinhas em forma de cogumelo, numa aldeia escondida no meio da floresta. 


No Brasil, são conhecidos principalmente graças a uma série de desenhos animados produzida pela Hanna-Barbera Productions e transmitida pela Rede Globo de Televisão na década de 1980. Mas, antes disso, foram publicadas HQs[2]. 



Em Portugal, a série passou na mesma altura pela RTP e em 2005 na TVI. 


Gargamel


Nos arredores da aldeia dos estrumpfes (smurfes), vive o feiticeiro e alquimista Gasganete (Gargamel) e seu gato Azrael (Cruel). O feiticeiro persegue os estrumpfes (smurfes). Inicialmente Gargamel queria apenas comer os Smurfs; mais tarde descobriu uma fórmula para obter ouro que precisava de Smurfs como ingrediente (no mínimo seis), mas depois de repetidas falhas, a simples possibilidade de vingança é motivação suficiente. Embora Gargamel já tenha capturado Smurfs errando por sua casa e floresta N vezes, ele jamais conseguiu matar nenhum. Ele também não conhece a localização da vila dos Smurfs, fato que constantemente o frustra (algumas vezes, conseguiu descobrir, mas esquecia o caminho). Na dublagem brasileira, foi dublado por Orlando Drummond. Lista de Smurfs conhecidos

A aparência geral dos Smurfs (exceto quando indicado) é o barrete e calças brancas.
  • Papai Smurf (Papa smurf): O chefe da vila dos Smurfs e o segundo mais velho. Tem um barrete vermelho, ao invés do popular barrete branco dos outros Smurfs. Conhece alquimia melhor que Gargamel.
  • Smurfette: originalmente a única Smurf feminina, foi criada por Gargamel como um plano de atrair os Smurfs para uma armadilha, mas Smurfete resolveu ficar para sempre com os Smurfs.
  • Robusto (Hefty Smurf): o mais forte dos Smurfs, tem tatuagem de coração flechado no braço.
  • Gênio (Brainy Smurf):Smurf estudioso e inventor , aprendiz de Papai Smurf. É também o mais chato, sempre corrigindo os outros, por vezes irritando-os a ponto de lhe darem marretadas. É o único que usa óculos.
  • Joca (Jokey): é o Smurf que prega peças; distribui presentes explosivos.
  • Ranzinza (Grouchy Smurf): é o reclamão. Sua opinião a respeito de qualquer assunto é: "Eu odeio (assunto)".
  • Preguiça: é o que vive dormindo.
  • Desastrado: é o que está sempre tropeçando e causando desastres.
  • Fominha: o glutão.
  • Gourmet: o cozinheiro. Usa gorro de chef e avental.
  • Vaidoso: tem florzinha no barrete e vive se admirando em espelhos. obs: a única pessoa que ele admira além de si mesmo é a Smurfette (da qual aliás todos os smurfs admiram) mas não mais do que a si mesmo.
  • Habilidoso:conserta tudo. Usa lápis na orelha.
  • Assustado: o medroso!
  • Sujão: o que adora sujeira.
  • Harmonia: o músico, mas sem talento. Sempre com trompete.
  • Pintor: o pintor, usa paleta, avental de pintor e fala com sotaque francês.
  • Poeta: o que declama poesias.
  • Natural: o ranger. Usa pena no barrete.
  • Bebê Smurf: o bebê; foi entregue na vila por uma cegonha.
  • Fazendeiro: cultiva plantações.
  • Arquiteto: cria as casas de cogumelos dos Smurfs.
  • Vovô Smurf: o mais velho dos Smurfs, que retorna a vila depois de 500 anos de ausência.
  • Ninguem: um smurf que aparece apenas em um episódio, e não demonstra habilidade com nada, apesar dos inúmeros esforços de tentarem descobrir no que ele seria bom. Ao final do capítulo, ao salvar a vila de Gargamel, passa a ser chamada de "alguém"
  • Amador : um smurf que não termina nada do que começa.

Os Smurfs, conheça essas criaturinhas azuis

21 de julho de 20114
Cultura
E aí galera, lembram dessas pequenas criaturinhas azuis, que moravam embaixo de cogumelos, e eram atormentadas pelo terrível Gargamel?! Se você não é dessa época e não chegou a vê-los na Tv não se preocupe dia 05/08 eles estarão nas telonas, em 3D, e o Fica a Dica conta pra vocês quem são esses personagens carismáticos.
Originalmente Os Smurfs eram personagens dos quadrinhos
"Em 1952, Peyo havia criado uma série de quadrinhos chamada Johan e Peewit para o Le Journal de Spirou. Tratava das aventuras da Idade Média de um cavaleiro chamado Johan e de seu escudeiro anão Peewit. Na história "La flûte à six trous" (A Flauta de 6 estrumpfes), de 1958, a dupla descobre a existência dos Smurfs, que passam a ter sua própria série de quadrinhos em 1959, fazendo mais sucesso que seus antecessores. "
Aqui no Brasil eles ficar conhecidos pela série de desenhos animados, produzidos pela Hanna-Barbera, e exibidos todas as manhãs pela Rede Globo.
Os Smurfs eram governados pelo Papai Smurf, o único dos Smurfs que se vestia de vermelho, inicialmente a única personagem feminina era a Smurfette, 
minha preferida
, os outros personagens eram bem característicos e tinham o nome de acordo com a personalidade, o Gênio é o smurf inteligente, aprendiz de Papai Smurf, o Ranzinza é o reclamão, o Desastrado é o que está sempre tropeçando e causando bagunça entre outros vários personagens que apareciam ao longo dos episódios.
Os Smurfs eram perseguidos por Gargamel, um feiticeiro alquimista, que vivia junto com seu gato Cruel, perto da aldeia dos Smurfs, inicialmente procurava os Smurfs para se alimentar e depois descobriu uma fórmula, que precisava de 6 Smurfs, para obter ouro. Apesar de sempre tentar captura-los, Gargamel nunca conseguiu, também nunca, descobriu onde eles moravam, nos episódios que ele descobria ele acabava esquecendo antes que o episódio acabasse.
Na época Os Smurfs foram umas das lembrancinhas do Kinder Ovo
Os Smurfs 3D
No filme Os Smurfs são perseguidos por Gargamel e forçados a sair da aldeia e entrar em um portal que
os liga ao nosso mundo, e caem em Nova York e têm que encontrar uma maneira de voltar para Aldeia
antes que o Gargamel os encontre.

Os Smurfs são o brinquedo McLanche Feliz do mês de agosto

Veja quais são os Smurfs que vão a Nova York no filme

  • Hank Azaria, Sofia Vergara e Neil Patrick Harris participam da apresentação de Os Smurfs, no Summer of Sony, evento promocional da Sony em Cancún, no México (11/7/11)
    Hank Azaria, Sofia Vergara e Neil Patrick Harris participam da apresentação de "Os Smurfs", no Summer of Sony, evento promocional da Sony em Cancún, no México (11/7/11)
Nos quadrinhos e nos desenhos animados, os Smurfs sempre viveram suas aventuras na floresta mágica em que moram. No filme “Os Smurfs”, que estreia no Brasil no dia 5 de agosto, seis dessas criaturinhas escapam da floresta por um acidente e vão parar em Nova York.


Eles querem voltar para sua casa, mas Papai Smurf precisa criar uma forma de isso acontecer. Para complicar mais a situação dos pequeninos, o vilão Gargamel também está em Nova York. O mago malvado quer capturar os Smurfs para ser poderoso e adorado.



Dos cem Smurfs que fazem parte dessa família mágica, saiba quais deles foram os “sortudos” que foram contemplados com essa viagem espetacular, retratada no filme, que foi apresentado nesta segunda-feira (11) a jornalistas reunidos em Cancún, no México, para o evento promocional Summer of Sony 2011:

Papai Smurf
O líder dos Smurfs sempre tem uma palavra de encorajamento para seus filhos. Sua sabedoria e sua paciência marcantes são as responsáveis por manter todos os azuizinhos unidos.
Smurfette
A única fêmea de sua espécia, a loira Smurfette é a alegria em pessoa a maior parte do tempo. Às vezes ela se sente solitária por não ter uma amiga para conversar. Tudo isso muda quando ela vai a Nova York e conhece Grace (Jayma Mays).
Desastrado
Todos os outros smurfs preferem que Desastrado fique o mais parado possível, porque qualquer coisa banal que ele faça pode desencadear uma grande confusão. Ele não perde sua alegria, mesmo quando deixa um rastro de destruição por onde passa. Seu sonho é conseguir ser um herói para sua família.
Ranzinza
Enquanto todos os outros smurfs entoam a característica música do clã, Ranzinza fica de cara amarrada. Ele sempre tem palavras duras para responder a seus irmãos. Na verdade, isso tudo é fachada, porque ele consegue ser bem sentimental em alguns momentos.
Arrojado
Com um jeito diferente e despojado de falar, Arrojado traja seu kilt e adora viver grandes aventuras. Sempre que os smurfs estão em perigo, Escocês é o primeiro a tomar a iniciativa para tentar resolver a situação de uma maneira muito emocionante.
Gênio
Sua uma mente brilhante faz com que Gênio esteja com cálculos e teorias a todo momento dentro de sua cabeça. Apesar de ser uma enciclopédia ambulante, não se pode contar com ele para tomar decisões rápidas.


Foto 2 de 24 - No longa, Gargamel persegue os Smurfs, que deixam a floresta por meio de um feitiço e vão parar no Central Park, em Nova York Mais Divulgação
* O jornalista viajou a Cancún a convite da Sony Pictures.



Pela wikipédia
Os Smurfs (Les Schtroumpfs título original em francês; no BrasilOs Smurfs, e também "strunfs" no início das publicações; em PortugalOs Estrumpfes [1], e mais tarde, Os Smurfs) são personagens criados pelo ilustrador belga Peyo (Pierre Culliford). Apareceram pela primeira vez em1958, na história de Johan et Pirlouit, "A Flauta de 6 estrumpfes" (publicada no comic belga Spirou). São pequenas criaturas azuis, que vivem em casinhas em forma de cogumelo, numa aldeia escondida no meio da floresta.
No Brasil, são conhecidos principalmente graças a uma série de desenhos animados produzida pela Hanna-Barbera Productions e transmitida pelaRede Globo de Televisão na década de 1980. Mas, antes disso, foram publicadas HQs.[2]
Em Portugal, a série passou na mesma altura pela RTP e na TVI em 2005. Agora emite na SIC K desde 2 de Agosto de 2011.
Em 2011, foi lançado um filme baseado nos personagens, The Smurfs.

Histórico de publicação

Em 1952, Peyo havia criado uma série de quadrinhos chamada Johan et Pirlouit para a revista Spirou. Tratava das aventuras da Idade Média de um cavaleiro chamado Johan e de seu escudeiro anão Pirlouit. Na história “La flûte à six trous” (A flauta de 6 buracos), de 1958, a dupla descobre a existência dos Smurfs, que passam a ter sua própria série de quadrinhos em 1959, fazendo mais sucesso que seus antecessores.

[editar]
Os Smurfs como personagens

São governados pelo sábio "Grande Estrumpfe" (no Brasil, Papai Smurf, ou Grande Strunf no início das publicações), que tem um barrete vermelho, ao invés do popular barrete branco dos outros smurfs.
As únicas personagens femininas são a loira Estrumpfina (Smurfette), a menina Sassete e a Vovó Smurf. Outros personagens marcantes são Gênio, o smurf dos óculos, um tipo irritante armado em sabe-tudo e o smurf Resmungão (Smurf Ranzinza, no Brasil), tão mal-humorado e pessimista que chega a ser tremendamente cómico, sempre repetindo "Eu odeio..." sobre qualquer assunto.

[editar]
Gargamel

Nos arredores da aldeia dos smurfs, vive o feiticeiro e alquimista Gargamel e seu gato Cruel. O feiticeiro persegue os smurfs. Inicialmente Gargamel queria apenas comer os Smurfs; mais tarde descobriu uma fórmula para obter ouro que precisava de Smurfs como ingrediente (no mínimo seis), mas depois de repetidas falhas, a simples possibilidade de vingança é motivação suficiente. Embora Gargamel já tenha capturado Smurfs errando por sua casa e floresta N vezes, ele jamais conseguiu matar nenhum. Ele também não conhece a localização da vila dos Smurfs, fato que constantemente o frustra (algumas vezes, conseguiu descobrir, mas esquecia o caminho). Na dublagem brasileira, foi dublado por Orlando Drummond.

[editar]
Lista de Smurfs conhecidos

A aparência geral dos Smurfs (exceto quando indicado) é o barrete (Gorro) e calças brancas.
  • Papai Smurf: O chefe da vila dos Smurfs e o segundo mais velho. Tem um barrete vermelho, ao invés do popular barrete branco dos outros Smurfs. Conhece alquimia melhor que Gargamel.
  • Smurfette: originalmente a única Smurf feminina, foi criada por Gargamel como um plano de atrair os Smurfs para uma armadilha, mas Smurfette resolveu ficar para sempre com os Smurfs e tem uma irmã chamada Sassete.
  • Robusto: o mais forte dos Smurfs, tem tatuagem de coração flechado no braço.
  • Gênio: Smurf estudioso e inventor, aprendiz de Papai Smurf. É também o mais chato, sempre corrigindo os outros, por vezes irritando-os a ponto de lhe darem marretadas. É o único que usa óculos.
  • Joca: é o Smurf que prega peças; distribui presentes explosivos.
  • Ranzinza: é o reclamão. Sua opinião a respeito de qualquer assunto é: "Eu odeio (assunto)".
  • Preguiça: é o que vive dormindo.
  • Desastrado: é o que está sempre tropeçando e causando desastres, mas no filme é o herói.
  • Fominha: o cozinheiro. Usa gorro de chef e avental.
  • Chorão: um smurf que chora muito, carrega sempre um lenço.
  • Mineiro: smurf que trabalha na mina.
  • Madeireiro: smurf que corta madeira.
  • Vaidoso: tem florzinha no barrete e vive se admirando em espelhos. Obs: a única pessoa que ele admira além de si mesmo é a Smurfette (quem, aliás, todos os Smurfs admiram) mas não mais do que a si mesmo.
  • Habilidoso: conserta tudo. Usa lápis na orelha.
  • Apavorado: o medroso!
  • Sujão: o que adora sujeira.
  • Harmonia: o músico, mas sem talento. Sempre com trompete.
  • Pintor: o pintor, usa paleta, avental de pintor e fala com sotaque francês.
  • Poeta: o que declama poesias.
  • Natural: um smurf que pode conversar com outros animais e ao invés do barrete, ele usa um chapéu de palha, semelhante ao de fazendeiro e selvagem.
  • Bebê Smurf: o bebê; foi entregue na vila por uma cegonha.
  • Fazendeiro: cultiva plantações e usa um chapéu de palha.
  • Vovô Smurf: o mais velho dos Smurfs, que retorna a vila depois de 500 anos de ausência.
  • Ninguém: um Smurf que aparece apenas em um episódio, e não demonstra habilidade com nada, apesar dos inúmeros esforços de tentarem descobrir no que ele seria bom. Ao final do capítulo, ao salvar a vila de Gargamel, passa a ser chamado de "alguém".
  • Repórter: apareceu somente em uma história em quadrinhos. Usa um chapéu marrom e gravata.
  • Amador : um Smurf que não termina nada do que começa.
  • Aprendiz: smurf aluno do Papai Smurf, adora fazer feitiços.
  • Arrojado: um smurf atrevido, corajoso que está sempre pronto para uma aventura.
  • Astronauta: smurf que viaja pelo espaço, apareceu apenas em um episódio.
  • Doutor: o médico da vila.
  • Vovó Smurf: esposa do Vovô Smurf, a Smurf mais velha.
  • Narrador : narra tudo que acontece.
  • Barbeiro: o barbeiro da vila, usa pente no barrete.
  • Bipolar  : Nunca sabe se ele está de mal-humor ou de bom-humor.
  • Sassete: Papai Smurf criou-a para Smurfette ter uma irmã. É ruiva e um pouco mais nova que os outros.
  • Selvagem: o smurf que adora a selva e é o guardião dela.
  • Apaixonado: o smurf que vive pensando em amor, depois que veio a Smurfette, não para de sonhar com ela.
  • Esperto: um smurf que usa uma camiseta amarela com uma nuvem e um trovão nela, é o mais brigão e grosso de todos.
  • Desleixado: o smurf preguiçoso que não gosta de fazer nada, apenas sentar e conversar. Usa uma camiseta marrom.
  • Alfaiate: o smurf que costura tudo. É visto com uma ou duas agulhas no barrete e uma fita métrica no pescoço.
  • Rastreador: o smurf que anda com uma bengala e vive perseguindo os outros para descobrir coisas.
  • Fraco: diferente do robusto o fraco (como diz o seu nome) é o smurf mais fraco da vila. Vive se lamentando por não conseguir fazer nada devido a sua "força".
  • Carteiro: o smurf que entrega as cartas aos outros smurfs.
  • Gargalhada: Este esta sempre rindo de tudo o que acontece com todos até com sigo mesmo e é mais risonho até do que Joca.
  • Lelé: o smurf mais maluco da vila que usa o barrete com a parte de cima para trás.

[editar]
Moedas dos Smurfs

A Bélgica, país de origem de Peyo, criador dos Smurfs, recentemente cunhou uma série de moedas de 5 euros com uma figura de um Smurf, a fim de comemorar o 50º aniversário de existência dos personagens.

[editar]
Em outros desenhos

  • No desenho Yin Yang Yo!, os Smurfs aparecem como criaturinhas pequenas, chamadas de Smorks, são iguais aos Smurfs nas aparências, os Smorks também disseram que moravam numa casa de cogumelo, igual a dos Smurfs. Porém os Smorks não são bons, eles queriam substituir a população por Smorks, mas graças aos dois protagonistas, Yin e Yang, os Smorks se multiplicaram na casa do inimigo deles, Carl.
  • Na primeira versão do cartoon de As Tartarugas Ninja, eles são citados como o desenho animado favorito dos vilões Bebop e Rocksteady.

[editar]
Suposta analogia ao Comunismo

O desenho chamou atenção de alguns comentaristas políticos nos anos 80. Segundo eles os Smurfs seriam uma referência ao Comunismo.[3] A comunidade divide fraternamente tudo o que produz, não há classes sociais, vestem o mesmo tipo de roupa (calças e touca brancas), exceto o seu líder, que veste as mesmas peças de vestuário, porém na cor vermelha.[4][5] Em oposição aos Smurfs, levando em consideração a ideia de que realmente sejam comunistas, estão Gargamel e Cruel, o gato. A dupla inimiga representa o imperialismo, a vontade de dominar os "mais frágeis". O passatempo de Gargamel era capturar e cozinhar os Smurfs para transformá-los em ouro numa suposta referência em oprimir a classe trabalhadora e transferir os lucros aos burgueses capitalistas.[6]Chegou-se mesmo a afirmar que o nome original "Schtroumpf" foi alterado para "Smurf" para coincidir com as iniciais da expressão "Socialist Men Under Red Father" [7], literalmente: "Homens Socialistas Sob (o comando do) Pai Vermelho", sendo que o "Pai vermelho" seria o líder Papai Smurf, o único a se vestir de vermelho, cor-símbolo do movimento Comunista.
Outras acusações, contudo, mencionariam possíveis referências ao nazismo, anti-semitismo e sexismo.
Acerca destas acusações, Thierry Culliford, filho de Peyo e atual dirigente do Studio Peyo, disse que as acusações estavam "entre o grotesco e a falta de seriedade".[8]

[editar]
Suposta analogia ao Anti-Semitismo

Existe a acusação de que os Smurfs seriam uma analogia de antigos vilarejos europeus pagãos vivendo em harmonia e a sua grande ameaça seria o Gargamel representando um forasteiro com interesse em poder; este estranho seria uma analogia ao judeu dado a sua representação física (pele morena, nariz grande e cabelo encaracolado).

[editar]
Elenco de dublagem

Referências

[editar]
Ver também



Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário