twitterfacebookemail

Anúncios Dj alma

>

NEWS DJ ALMA

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Jason Voorhees, o meu serial-killer predileto

Fonte: Wikipédia

 
Jason Voorhees, nascido em 13 de julho de 1946[1], é um personagem fictício, principal personagem dos filmes de terror da franquia Sexta-Feira 13. O assassino Jason é filho de Pamela Voorhees e Elias Voorhees.

Dados pessoais:

Jason Voorhees
Classificação: Aberração
Arma: Conhecido por usar um facão. Todavia, pode usar qualquer tipo de arma branca ou sua própria força física sobre-humana para matar suas vítimas.
Local de Nascimento: Crystal Lake
Criadores: Victor Miller, Sean S. Cunningham, Tom Savini
Interpretado por: Ari Lehman (child), Warrington Gillette, Steve Daskewisz, Richard Brooker, Ted White, Tom Morga, C.J. Graham & Dan Bradley, Kane Hodder, Ken Kirzinger, Derek Mears
Poderes: Imortalidade
Atributos físicos super-humanos,
fator de cura acelerado

Biografia

Sua principal característica é a utilização de uma máscara de hóquei para não expor a terceiros seu horrível rosto (detalhe: ele não usa a máscara em algumas edições da série, como o segundo episódio, pois ainda não a tinha encontrado, usando antes uma fronha de travesseiro branco ). Além disso, sempre utiliza uma faca machete, embora, saiba manusear com habilidade qualquer arma branca que esteja ao seu alcance, (como machado, machadinha, cutelo, faca, lança, arpão, forcado, entre outros). Entretanto, jamais usou nenhum tipo de arma de fogo.
Jason Voorhees supostamente se afogara no lago do amor, próximo ao acampamento Crystal Lake por negligência dos monitores que no momento faziam sexo. Pamela, sua mãe, era a cozinheira do acampamento. A 13 de junho de 1958, à noite, a sra. Pamela Voorhees, em um ato de vingança, executou os dois conselheiros (Claudette e Barry) e mais sete monitores. Assim, no primeiro filme da série Sexta feira 13, quem matava as pessoas não era Jason e sim Pamela. Porém, uma das monitoras conseguiu decapitar a mãe de Jason enquanto lutava contra ela. Supostamente, Jason encontrou sua mãe decapitada e voltou para aniquilar todos que cruzam seu caminho. Já o remake de 2009 mostra claramente que ele viu mesmo a mãe sendo morta e foi isso que provocou sua revolta.Desde então, mata todos aqueles que cruzam seu caminho.

Curiosidades

  • Jason não mata crianças. Mas quando se encontra com uma, geralmente fica apenas olhando, sem nada fazer. Na parte VIII, uma cena de flashback mostra que enquanto ele próprio ainda é criança, dá um susto numa menina que cai no lago, mas a deixa ir embora.
  • No filme Freddy vs. Jason o personagem Freddy Krueger quase o mata afogado, explicando-se que como morreu afogado, Jason tem muito medo de água. Porém, em quase todos os demais filmes, é visto entrando diversas vezes na água, para aniquilar suas vítimas, como no caso da parte IV e VI (Quando pula no barco do personagem Tommy).
  • Jason tem 1,96 metro de altura e pesa 115 kg.
  • As vítimas prediletas de Jason são jovens instrutores de acampamento.
  • Sua arma favorita no começo de carreira era o facão, mas Jason nunca foi um assassino de hábitos. Hoje, usa o que encontra pela frente, de canos gigantescos, passando por martelos e machados e até chaves de fenda.
  • Jason só aparece pessoalmente no segundo filme. Mas há duas cenas do primeiro filme que o mostram. Na primeira, sua mãe o vê se afogando no lago, enquanto ela tem um ataque de esquizofrenia. Na segunda, a personagem Alice tem um tipo de pesadelo com ele no qual o vê, ainda criança, tentando sem sucesso afogá-la (Alice é a única sobrevivente da chacina de Crystal Lake) no fim do filme. Dois meses depois (já no início de Friday the 13th Part II) Jason já adulto mata Alice em sua casa. Embora alguns fãs do filme creiam que essa última cena foi real, e não um pesadelo de Alice, isso não seria possível, pois, como foi dito, ele já aparece adulto apenas dois meses depois de Alice sonhar com ele ainda criança.
  • Só no terceiro filme (Friday the 13th Part III), Jason começa a usar a famosa máscara de hóquei (máscara do time Detroit Red Wings).
  • No quinto filme da franquia (Friday the 13th: A New Beginning), Jason novamente não é o assassino e sim Roy Burns; que após ver seu filho bastardo ser morto, tem um surto e usa a lenda de Jason para matar todos do Instituto de Saúde Mental Unger (onde seu filho era paciente).
  • No nono filme da franquia (Jason Goes to Hell: The Final Friday), é revelado que Jason teria uma irmã, Diana Kimble. No primeiro filme, a mãe de Jason o chama de "minha única criança". Assim, provavelmente Diana é sua irmã só por parte de pai.
  • Tecnicamente, Jason "só" começou a ser ressuscitado a partir do sexto capítulo – apesar de ter levado um facão no ombro e uma machadada na cabeça, ele inexplicavelmente não morria. A partir de seu retorno triunfal (um raio atinge um pedaço de metal que atravessava seu corpo enterrado), o maníaco ressuscitou mais seis vezes, inclusive por uma garota paranormal, no espaço (Jason X) ou pelo inimigo Freddy Krueger ("Freddy vs. Jason").
  • Não existe uma razão específica para o silêncio de Jason. Sabe-se que ele tem problemas mentais, mas a língua está lá. Ele certamente pensaria: "Minhas ações já falam por mim."
  • Durante os primeiros filmes, Jason corre atrás de suas vítimas. Nas seqüências dos filmes, Jason andava ao invés de correr pois conhecia toda a região de Crystal Lake ao invés de suas vítimas que corriam sem rumo. Depois do oitavo filme (Friday the 13th Part VIII: Jason Takes Manhattan) Jason parece se "teletransportar" para perto de suas vítimas.
  • A única pessoa que Jason já chegou a amar é sua mãe, Pamela Voorhees. Após ser decapitada, Jason guarda a sua cabeça em seu barraco.
  • O pai de Jason é Elias Voorhees que nunca apareceu em algum dos filmes; no sexto filme (Jason Lives: Friday the 13th Part VI) Elias apareceria no final do filme no túmulo de Jason, mas a cena foi cortada.
  • Durante a série de filmes é revelado dois modos de "matar" Jason. O primeiro (de Jason Lives: Friday the 13th Part VI) é "matar" Jason do mesmo modo e no mesmo lugar onde morreu originalmente (ser afogado no Lago Cristal). O segundo (de Jason Goes to Hell: The Final Friday) é destruir seu coração, o qual é habitado por uma criatura que tem a aparência de um verme gigante (que aparece na capa do filme) que só pode ser destruído por pessoas que tem o mesmo sangue de Jason correndo nas suas veias, como no caso da sua irmã Diane, sua sobrinha Jessica e sua sobrinha neta Stephanie Voorhees, fazendo o Jason ser soterrado pelas mãos demoníacas do inferno, na cena inicial do filme Freddy vs. Jason, quando o Jason é despertado pelo Freddy Krueger saindo debaixo da terra de onde foi morto no filme "Jason vai para o inferno".
  • Embora a localização exata de Crystal Lake nunca seja revelada, em Friday the 13th Part VIII podemos ver que a cidade fica na costa leste dos Estados Unidos, pois é mostrado que o lago da colônia de férias onde tudo ocorreu tem uma ligação com o Oceano Atlântico, já que um navio sai de lá e chega a Nova York. E através do filme Freddy vs. Jason, conclui-se que Elm Street (o lar de Freddy Krueger) e Crystal Lake (o lar de Jason Voorhees) são lugares próximos: a distância entre essas regiões pode ser percorrida em alguns minutos de carro.
  • A história de Jason mantém uma coerência maior nos oito primeiros filmes em que o personagem aparece, entre 1980 e 1989, embora várias situações fiquem sem explicação. Mas a partir de Jason Goes to Hell: The Final Friday, surgem contradições extremamente visíveis na história.

Golpes Favoritos

Jason, na maioria das vezes, mata suas vítimas com facas ou machados. Mas, algumas vezes, ele prefere usar suas próprias mãos para esmagar suas presas. Em alguns casos Jason dá em suas vítimas um abraço tão forte que as quebra ao meio. Também costuma usar um tipo de golpe esmaga crânios, onde Jason põe suas mãos na cabeça de uma pessoa e aperta até que seja literalmente esmagada.Em outros casos, Jason quebra o pescoço de suas vítimas virando a cabeça de uma pessoa para trás em 180° graus com suas próprias mãos( como no filme Sexta-Feira 13 parte 4, Sexta-Feira 13 parte 6, Sexta-Feira 13 parte 7 e Freddy vs Jason).Outro golpe que Jason Voorhees prefere usar é penetrar o braço em suas vítimas, sendo severamente atravessada(em Sexta-Feira 13 parte 6 e Sexta-Feira 13 parte 7).

Dossiê do Jason

Se formos contar com todos os filmes da série, Jason já:
  • Matou 285 pessoas;
  • Pendurou 85 de seus cadáveres em tetos ou árvores;
  • Levou cerca de 435 tiros, foi esfaqueado 106 vezes, foi cortado muitas vezes por Freddy Krueger, levou 20 machadadas, foi atingido por um mastro de bandeira, foi atropelado por um trator e um carro, soterrado por um telhado, foi atingido por vasos, um sofá, pedaços de madeira, dois torpedos, duas cadeiras, livros, uma estante, uma televisão, quebrou o pescoço no bote de Crystal Lake, teve um machado cravado no crânio (parte 3), foram fincados ao longo do seu corpo 15 barras de metal, foi atingido por uma barra de metal diversas vezes, ficou muito tempo embaixo do lago preso por uma pedra e uma corrente em seu pescoço, foi arremessado junto a Freddy por um carro de mina, foi parcialmente queimado (por gasolina em Freddy vs. Jason), levou 25 socos no rosto (parte 8), foi chutado por Freddy, levou pedradas no rosto (parte 6), perdeu 4 dedos da mão direita, teve os dois olhos furados, foi afogado em água e lixo tóxico, foi explodido, foi criogenizado, foi enforcado, foi decepado, foi eletrocutado (por um fio de poste, um painel destruído e em um trilho de metrô), sua cabeça foi furada por Freddy, foi arremessado contra andaimes cerca de 15 vezes (Freddy vs. Jason), foi esmagado, perdeu a perna, teve metade de sua cabeça estourada por uma hélice de barco, foi obrigado a se bater em uma parede de metal várias vezes por Freddy, ficou no espaço sem ar e em baixas temperaturas, sofreu entrada brusca na atmosfera em uma temperatura de 300°C e sobreviveu!

Inspirações e paródias

Embora precedido em estilo por outros assassinos fictícios com máscara (Michael Myers, em Halloween, e Leatherface, em O Massacre da Serra Elétrica), Jason obviamente foi mais famoso, e inspirou ainda outros personagens:
  • Rickster, personagem do jogo Splatterhouse. A semelhança com Jason era tão tremenda que quando publicado em terras norte-americanas, a Sega lançou a capa do jogo com Rickster com máscara de caveira, em vez da máscara de hóquei, para evitar processos.
  • Em Stan Helsing, Jason é satirizado como "Mason" ,vivido por Ken Kirzinger .
  • Em Bloody Murder, Jason é satirizado como "Trevor Moorehouse", que vive em "Placid Pines" que foi forçado a se afogar no lago.
  • Em Urban Chaos, alguns inimigos do jogo usam máscaras de hóquei.
  • No desenho animado O Fantastico Mundo de Bobby, o episódio "Bobby e a babá" (Adventures in Bobby Sitting) faz a paródia do Sexta Feira 13 como o personagem Mason que, ao invés de usar de uma faca de caça, utiliza um desentupidor de cano.
  • No seriado Todo Mundo Odeia o Chris ele aparece no sonho de Chris perguntando onde fica a mata mais próxima. Porém como Chris estava usando suas meias da sorte e ser Quinta-feira 12, Jason não lhe faz nenhum mal.
  • Em Ilha dos Desafios, aparece o "Psicopata Assassino Foragido com a Serra Elétrica e o Gancho" que possui uma máscara semelhante à de Jason Voorhees e uma serra elétrica semelhante à de Leatherface.
  • Em 2000 e 2001 o rapper Eminem usava a famosa mascara e uma serra eletrica em referência à Jason.
  • No Remake da série de jogos Streets of Rage, foi introduzido um novo inimigo, Slash, o qual também aparece no artwork da capa oficial do primeiro jogo da série, ele também usa uma máscara de hóquei e pode usar facas em combate, dando-lhe aparência e estilo de luta similar a Jason.
  • No jogo Ragnarok Online vemos a mascara com nome de Mascara de Mason ela é igual a do Jason .
  • O primeiro filme da série é dirigido por Sean S. Cunningham que foi quem "criou" Jason e o último filme da série, Sexta Feira Parte IX também é dirigido por ele, ou seja, somente quem criou Jason pode matá-lo !!!

Ligações externas

Referências

  1. Perfil do personagem no Cineclick, do UOL

13 fatos sobre a sexta-feira 13

Claudio R S Pucci
Dia do azar, dia para não sair de casa e não tomar decisões importantes. As lendas e fama de mau-agouro desta data acompanham as pessoas supersticiosas há séculos e só neste ano de 2009 tivemos três sextas-feiras 13 (uma em fevereiro, uma em março e hoje). Não se sabe ao certo o porquê da maldição deste dia, mas existem muitas histórias cercando a data e você pode conferir algumas abaixo:
1) Se você tem medo desta data, prepare-se. Nos próximos 15 anos teremos 32 sextas-feiras 13.
2) Para os cristãos o número 13 é amaldiçoado por este ser o número de pessoas na última ceia de Cristo e o 13º apóstolo (Judas) ter sido o traidor. O escritor Mark Twain foi também o 13º convidado de um banquete e quando abordado se isso lhe trouxe mau-agouro, simplesmente respondeu: "sim, porque só haviam 12 pratos de comida".
3) Para os romanos o número 13 significava morte, destruição e azar. Para a mitologia nórdica, em um banquete com 12 convidados, o deus Loki surgiu sem ser convidado e acabou causando a morte de Balder, e o número ganhou sua má-fama.
4) Ainda nos nórdicos, a sexta-feira foi batizada em louvor à deusa do amor e da beleza Frigga (daí as palavras friggadag e por conseqüência friday em inglês). Com a conversão deste países ao cristianismo, a deusa foi transformado pelos padres em bruxa e a lenda que se espalhou é que por vingança ela se reunia com outras 11 feiticeiras e o demônio, logo 13 à mesa, em seu dia.
5) Na numerologia, o número 12 representa algo completo (12 meses no ano, 12 apóstolos de Cristo, 12 deuses do Olimpo, 12 tribos de Israel, 12 horas no relógio), enquanto o 13 é uma transgressão a essa plenitude.
6) A sexta-feira é considerada maldita desde o século 14 com a obra Os Contos de Canterbury. Já a sexta-feira negra foi como o crash da bolsa de New York em 1929 ficou conhecido.
7) O medo da sexta-feira 13 se chama paraskevidekatriafobia, que se origina do grego Paraskeví (sexta-feira) e dekatreís (13).
8) Foi em uma sexta-feira, 13 de dezembro de 1968, que o governo militar decretou o AI-5 e trouxe azar para muita gente.
9) A Apollo 13 foi lançada às 13h 13 min, numa data cuja soma é 13 (11/04/70) e o acidente ocorreu em 13 de abril. Acontece que a tripulação teve a sorte de voltar viva para a Terra.
10) Fidel Castro nasceu numa sexta-feira 13 de agosto de 1926 e está aí até hoje dando dor de cabeça aos americanos. O famoso bandido Butch Cassidy nasceu num 13 de abril de 1866 e virou filme.
11) Nos Estados Unidos muitos hospitais e hotéis não possuem o 13º andar e algumas companhias aéreas não têm a 13ª fileira. Já na França, quando existem 13 pessoas a uma mesa, elas podem contratar um 14ª convidado profissional.
12) Segundo matéria da revista National Geographic de 2004, nos Estados Unidos cerca de 900 milhões de dólares são perdidos nas sextas-feiras 13, justamente devido às pessoas que se recusam a fazer qualquer tipo de negócio nesta data.
13) Número de mortes na série de filmes Sexta-feira 13: 192


Sexta-Feira 13: 9
Sexta-Feira 13 parte 2: 10
Sexta-Feira 13 parte 3: 12
Sexta-Feira 13 - O Capítulo final: 14
Sexta-Feira 13 parte V - O Novo Começo: 22
Sexta-Feira 13 parte VI - Jason Vive: 18
Sexta-Feira 13 parte VII - 15
Sexta-Feira 13 parte VIII - Jason em Manhattan: 17
Sexta-Feira 13 parte IX - Jason vai para o Inferno: 21
Jason X: 21
Freddy vs Jason: 19
Sexta-Feira 13 (2009): 14

Baixar todos os filmes: portal grátis


th_img1 – O mascarado Jason Voorhees, violento assassino da série Sexta-Feira 13, nasceu em 13 de junho de 1946. Filho de Pamela e Elias Voorhees, é deformado desde que saiu do ventre da mãe e foi atormentado durante toda a sua infância. Até que resolveu fazer uso de um facão e não aceitar mais as brincadeirinhas.

BelezaBeleza – Vamos combinar que Jason não é o tipo de pessoa que tem portas abertas por causa de sua beleza. Deformado desde o nascimento, resolveu usar um facão e poucas palavras para conseguir abrir seu caminho no mundo do crime. O maquiador Tom Savini foi quem criou o visual assustador do personagem, inspirado num garoto que ele conheceu na infância.
CrystalCrystal Lake – Em 1935, foi fundado o acampamento Crystal Lake, daqueles para onde os pais costumam mandar seus filhos para terem paz durante as férias. Só que Pamela Voorhees não foi muito feliz em sua escolha: em 1957, ao mandar seu filho problemático para o acampamento, mal sabia ela que o menino seria afogado enquanto os monitores estavam ocupados demais fazendo sexo.
Dia DDia D – O dia 13 de junho de 1980 foi o dia do terror. Além de ter sido uma sexta-feira, foi quando dois dos mais aterrorizantes filmes do cinema chegaram às telonas norte-americanas: Sexta-Feira 13 e O Iluminado.

EmbateEmbateFreddy vs. Jason marca a união de dois dos mais notórios assassinos do cinema. Freddy Krueger e Jason Voorhees matam mais do que nunca. Mas quem pensa que este filme é a única ligação entre os dois “belos” está muito enganado. Sean Cunningham te diz algo? É ele o diretor de Sexta-Feira 13 e também trabalhou com Wes Craven em A Hora do Pesadelo.
ForçaForça – Uma das principais características que faz com que Jason seja um dos maiores assassinos do cinema é sua força sobre-humana.

GêmeosGêmeos – No zodíaco, é este o signo de Jason. Dizem que a facilidade de comunicação é característica dos nativos desse signo, padrão que não se encaixa no caso deste assassino, que é tão falastrão quanto Michael Myers, da série Halloween.
HóqueiHóquei – A máscara de hóquei que Jason usa para esconder seu rosto pouco favorecido esteticamente é sua maior marca registrada, além do ímpeto assassino.

ImortalImortal – Vilões de séries de terror são imortais, isso é fato. E parece que só os adolescentes dos filmes não sabem disso. O primeiro a tentar matar Jason foi o garoto Tommy Jarvis, de 12 anos. Claro que o menino se deu mal – como todos que ousam desafiar esses imortais. Tommy foi parar em uma instituição mental, onde permaneceu por quatro anos.
JustiçaJustiça – Podem falar o que quiserem sobre Jason, mas uma coisa não se pode negar: ele é defensor da moral e dos bons costumes. É verdade que de maneira própria, um tanto quanto violenta demais, mas ele costuma escolher suas vítimas de acordo com seus comportamentos. Por isso, jovens casais que praticam sexo antes do casamento são alvo em potencial de seu facão.
LâminaLâmina – Jason tem como características principais a máscara (daquelas que os jogadores de hóquei usam) e o enorme facão, usado para estraçalhar os mais desavisados.

MãeMãe – Se tem alguém culpado pela série Sexta-Feira 13 é Pamela Voorhees. Nascida em 1930, deu à luz Jason (foto) quando tinha apenas 16 anos. Só que seu filhote era feio, deformado e rejeitado por todos, até pela mãe – que, mais tarde, se revelou uma tremenda psicopata ao matar todo mundo em Crystal Lake para vingar a suposta morte do filho.
NúmerosNúmeros – Depois de ter brilhado sozinho (ou ao lado da mãe) em dez filmes por 21 anos (o último foi Jason X), Jason matou 128 pessoas.

OitentaOitentaA Hora do Pesadelo ajudou a mudar o conceito de filme de terror a partir dos anos 80. As vítimas deste e dos outros muitos filmes produzidos na esteira desse sucesso passaram a ser, basicamente, adolescentes. Os assassinatos não pediam motivo, somente um corpo quente disposto a ser dilacerado pelas lâminas dos assassinos.
PrêmioPrêmio – Em 1992, Jason ganhou na MTV uma homenagem por sua contribuição ao cinema.


QuaseQuase – A famosa atriz Sally Field quase esteve em Sexta-feira 13 (1980): ela fez um teste para interpretar a mocinha do filme, Alice Hardy, mas o papel acabou ficando com Adrienne King.

RoteiroRoteiro – As aparições de Jason não ficaram restritas aos filmes da série Sexta-Feira 13: em 1993, foi feita uma versão em quadrinhos do roteiro de Jason Vai Para o Inferno – A Última Sexta-feira, assinada por Andy Mangels. A história do longa foi publicada numa série composta por três volumes.
SentimentoSentimento – Vingança é o sentimento que alimenta a vontade de matar de Jason Voorhees.


TransporteTransporte
– Betsy Palmer, a atriz que interpretou a mãe de Jason Voorhees em Sexta-Feira 13, foi escolhida para o papel não somente pelo talento ou algo que o valha, mas porque tinha transporte próprio para o set de filmagens.
UrucaUruca – A tragédia sempre rondou Sexta-Feira 13. Claro, cada assassinato é uma tragédia, mas, a cada filme das seqüências, são revelados detalhes da história pessoal dos assassinos que tornaram suas personalidades doentias. Para Jason, o começo de tudo foi o assassinato de sua mãe em Crystal Lake.
VictorVictor – O criador de Jason é Victor Miller, que concebeu o visual final do personagem e também deu nome ao vilão. Para seu primeiro nome, Miller pensou em algo que combinasse “Ian” e “Josh”, nomes de seus filhos. O sobrenome, Voorhees, foi inspirado no de uma garota que Miller conheceu na escola, cujos últimos nomes eram “Van Voorhees”.

XampuXampu
– Jason não é o tipo de pessoa que deveria se preocupar com o aspecto capilar: trata-se de um caso perdido. Depois de ter sido queimado ou explodido em tentativas, em vão, de matá-lo, os fios de cabelo estão perdidos por aí. Jason ainda tem alguns atrás de sua máscara, mas não são suficientes nem para um humilde rabo-de-cavalo.
ZitoZito – Joseph Zito foi um dos atores que deram vida ao personagem; ele vestiu a máscara de Jason em 1984, no longa Sexta-feira 13 – Parte 4: Capítulo Final. Warrington Gillette foi o primeiro a incorporar o vilão na idade adulta, em Sexta-feira 13 – Parte 2.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário